sábado, 23 de junho de 2018


Entrevista - Niéde Guidon: A arqueologia do descaso


Jornal do Brasil CELINA CÔRTES, celina.cortes@jb.com.br

         Niéde Guidon é formada em História Natural na USP, com doutorado em Arqueologia pela Sorbonne Niéde Guidon é uma lenda viva. Graças à sua obstinação e perseverança, foi criado em 1979 o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, maior concentração de vestígios ancestrais do mundo, alçado a Patrimônio da Humanidade em 1991. Aos 85 anos, afetada por uma Chikungunya que a forçou a usar uma bengala, essa paulistana, filha de pai francês e mãe brasileira, formada em História Natural na USP, com doutorado em Arqueologia pela Sorbonne — quando se exilou na França para fugir da ditadura militar —, veio ao Rio esta semana receber uma homenagem no Museu do Amanhã.
O JB convidou outra lenda vida da paleontologia nacional, o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, 55 anos, para entrevistá-la. Maior arqueóloga do país — e uma das maiores do mundo —, Niéde revela que foi inaugurado em 2015 um aeroporto em São Raimundo Nonato (PI) para atender a demanda a esse tipo de turismo, com potencial para atrair, por ano, cinco milhões de pessoas. Faltaram, porém, cem metros de pista para receber os grandes aviões e um posto de combustível que permitir seu retorno — e o aeroporto está com os voos suspensos desde o ano passado. Kellner tenta estimulá-la a prosseguir sua batalha, sobretudo burocrática, para enfrentar os graves problemas criados pela falta de recursos, e ela responde desanimada: “Isso é para você, que ainda é jovem. Já lutei muito, não tenho mais tempo para esperar”.
O programa Memória Mundo da #UNESCOtem por objetivo aumentar a conscientização sobre as condições de preservação e acesso ao Patrimônio Documental em várias partes do mundo.
Atualmente, o Brasil conta com 9 acervos documentais inscritos e reconhecidos internacionalmente. Entre eles estão o arquivo pessoal da psiquiatra Nise da Silveira que deu origem ao Museu de Imagens do Inconsciente. Nise introduziu a terapia ocupacional e as atividades de expressão artística no tratamento de distúrbios psiquiátricos.
Quer saber quais são os outros acervos brasileiros reconhecidos internacionalmente pelo Memória do Mundo? Acesse: http://bit.ly/2ydvyNo ( No Blog/COMPAZ) Veja vídeo sobre o Museu de Imagens do Inconsciente em: bit.ly/mow_nisedasilveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A promoção da Diversidade passa pelo reconhecimento de Direitos, a partir do convívio Cultural /Declaração Universal dos Direitos Humanos/...