segunda-feira, 6 de maio de 2024

 Ariano Suassuna…

"O Mundo é um livro imenso, que Deus desdobra aos olhos do Poeta! Pela criação visível, fala o Divino invisível, sua Linguagem simbólica. A Poesia, além de ser vocação, é a segunda das sete Artes e é tão sublime quanto suas irmãs gêmeas, a Música e a Pintura! Vem da Divindade a sua essência musical. Mas, meus Senhores, ninguém queira tomar como Poesia qualquer estrofe, pois há muitas Poesias sem estrofes e muitíssimas estrofes sem Poesia... Ser Poeta, não é somente escrever estrofes! Ser Poeta, é ser um “geníaco”, um “filho assinalado das Musas”, um homem capaz de se alçar à umbela de ouro do Sol, de onde Deus fala ao Poeta! Deus fala através das pedras, sim, das pedras que revestem de concreto o trajo particular da Ideia! Mas a Divindade só fala ao Poeta que sabe alçar seus pensamentos, primando pela grandeza, pela bondade, pela glória do Eterno, pelo respeito, pela moral e pelos bons costumes, na sociedade e na família! Existe o Poeta de loas e folhetos, e existe o Cantador de repente. Existe o Poeta de estro, cavalgação e reinaço, que consegue escrever os romances de amor e putaria. Existe o Poeta de sangue, que escreve romances cangaceiros e cavalarianos. Existe o Poeta de ciência, que escreve os romances de exemplo. Existe o Poeta de pacto e estrada, que escreve os romances de espertezas e quengadas. Existe o Poeta de memória, que escreve os romances jornaleiros e passadistas. E finalmente, existe o Poeta de planeta, que escreve os romances de visagens, profecias, e assombrações."

- João Melchíades (personagem), de Ariano Suassuna, em "Romance d'A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta". 8ª ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 2006, p. 239.


 CULTURA e ARTES. PATRIMÔNIO DOS POVOS| *COMPAZTR - Brasil. |UNESCO *WRA-Fev. 20.

                                                                                   Arquivo Doc./ PC /UNESCO I

O Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível compreende as Expressões de Vida e Tradições que Comunidades, Grupos e Indivíduos por nossa Região /Alvo, os que  receberam de seus Ancestrais e passam seus Conhecimentos a seus Descendentes.


O Patrimônio Cultural Imaterial não se constitui apenas de aspectos físicos da Cultura. Há muito mais, os contidos nas Tradições, no Folclore, nos Saberes, nas Línguas e Dialetos, nas Festas e, em diversos outros aspectos, Expressões e Manifestações. Tornou-se transmitido oral ou gestualmente, recriados coletivamente e ao longo dos tempos.

Podemos exemplificar. Roda de Capoeira - é uma Manifestação Cultural afro-brasileira – simultaneamente, uma luta e uma dança –, que pode ser interpretada como uma Tradição, um Esporte, e até mesmo uma Arte. Os Capoeiristas formam um círculo, uma roda e, ao centro, dois deles “jogam” a Capoeira, cujos Movimentos partem grande destreza corporal. Os outros jogadores, em volta do círculo, cantam, batem palmas e tocam instrumentos de percussão. 


A Capoeira foi inscrita como Patrimônio Imaterial da Humanidade, em 2014, pela *UNESCO/ Agência da ONU para a Ciência, Educação e o Desenvolvimento das Culturas. 

    Tanto o *Patrimônio Cultural e as Artes, e, quanto a Criatividade - lançam suas bases para a construção de Comunidades do Conhecimento e do Processo Comunicacional; e, em condição vibrante, inovadora e próspera. Cultura é fundamentada em um conjunto de valores, sua evolução é sempre gradativa. É Expressão em símbolos. A Cultura determina Ações. Surge de raízes, da nata de um Povo, de uma Comunidade…  

     A Paixão de Viver o Processo Cultural – é justamente trazer as ‘utopias’ para o presente e recriá-las permanentemente ao transformar o futuro em algo incerto; por isso mesmo fascinante… Se uma Palavra pode mudar muita coisa/ Imagine uma Atitude e suas Ações.

       O *Patrimônio Cultural e as Artes constituem  Fonte de Identidade e Coesão para as Comunidades conturbadas por mudanças desorientadoras e instabilidade Socioeconômica. A Criatividade, a partir da Indústria Cultural Criativa/ICC, poderá nos levar a  contribuir para a construção de sociedades abertas, inclusivas e pluralistas. 

      



 A *UNESCO/*COMPAZTR-RJ-Brasil - e seus Parceiros defendem a Cultura e o Desenvolvimento Humano Sustentável/DHS, enquanto se une à Comunidade Internacional para apoiar políticas e estruturas legais, claras e, também, apoiar governos, e partes interessadas nacionais; deste modo, salvaguardar o Patrimônio, fortalecer a Indústria Cultural Criativa/ICC e incentivar a Diversidade de Expressões Culturais e seus Conteúdos, garantir que a Cultura ocupe um lugar legítimo nas Estratégias  de Bem-Estar e melhoria de Vida  para todos os Envolvidos. Com *C/FC - * Wilson Rodrigues de Andrade/Produtor - Cultural e Membro-fundador do *COMPAZTR-RJ-Brasil/FC.



  (…) O Aspecto rítmico do Poeta  - Enquanto lemos o Poema, além do sentido das Palavras, pode se ouvir também uma espécie de forma, como o...