sexta-feira, 13 de outubro de 2017
Concurso de fotografia sobre objetivos da ONU tem prazo prorrogado para 20 de outubro. Publicado em 10/10/2017
O Concurso de Fotografias Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, teve seu prazo de inscrição prorrogado para 20 de outubro. O concurso é dividido em 17 categorias, cada uma sobre um ODS específico. Serão selecionadas até três imagens por categoria.
Competição é aberta ao público em geral, de qualquer estado brasileiro ou do Distrito Federal, bem como estrangeiros residentes do país com a devida autorização. Candidatos devem ter 18 anos ou mais na hora de se inscrever.
O concurso é dividido em 17 categorias, cada uma sobre um ODS específico. Serão selecionadas até três imagens por categoria. Os vencedores receberão certificado de reconhecimento do PNUD. Não há limite para o envio de imagens por participantes.
As fotografias devem ser enviadas para o e-mail concursodefotos@undp.org,
acompanhadas da autorização de uso de imagem assinada pelo(a)
candidato(a), descrição do contexto da fotografia e nome completo e
endereço (físico e eletrônico) do(a) autor(a). As imagens devem ser de
até nove megabytes.
Somente serão aceitas as candidaturas de imagens inéditas, que não
tenham sido apresentadas em materiais de divulgação ou premiadas em
outros concursos até a data de inscrição. As fotografias serão
selecionadas de acordo com critério de linguagem fotográfica,
originalidade, criatividade, adesão aos ODS e respeito aos direitos
humanos.
Com base na Agenda 2030, o PNUD pretende, com o Concurso, identificar
imagens que remetem à adoção e à implementação dos ODS. O objetivo é
colaborar para a disseminação de boas práticas que favoreçam o
desenvolvimento econômico, social e ambiental no Brasil, de forma
integrada.
Clique aqui para acessar o edital do concurso.
O download do termo de autorização de uso de imagem pode ser feito clicando aqui. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail concursodefotos@undp.org.Para conhecer mais sobre os ODS e a Agenda 2030, acesse www.agenda2030.org.br.
UNICEF e Beyoncé se unem pela liberdade das meninas. Publicado em 11/10/2017
Para lembrar
o
Dia Internacional das Meninas, observado neste, 11 de Outubro de 2017,
o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou a iniciativa
“Liberdade para as Meninas”, projeto de conscientização online que recebeu o
apoio da cantora Beyoncé Knowles. O vídeo da campanha mostra jovens de
diferentes partes do mundo dançando ao som de “Freedom”, hit da artista
norte-americana. Produção explica como as desigualdades de gênero afetam
tragicamente a vida das crianças.
Segundo
dados da Agência da ONU, a cada cinco minutos, uma menina morre vítima de
violência. Uma em cada quatro se casa ainda durante a infância. Das vítimas de
tráfico humano, 71% são mulheres. Cerca de 63 milhões de jovens já foram
submetidas à mutilação genital feminina.
As
disparidades também afetam a saúde e a educação das mulheres. Atualmente,
existem 130 milhões de meninas fora da Escola. Em média, as meninas também têm
duas vezes mais chances de contrair HIV.
Para o
UNICEF, ser menina é lutar diariamente pela liberdade. Com a campanha, o
organismo internacional convoca usuários das redes sociais a definir o que eles
acham que é “liberdade para as meninas”. Para participar, use a hashtag em
inglês,
#FreedomForGirls.
A Agência da
ONU também chama Países, Comunidades e indivíduos a trabalharem juntos para
cumprir os Objetivos Globais da ONU,
um conjunto ambicioso de metas que prevê a erradicação de todas as formas de
violência de gênero até 2030. O plano inclui ainda a promoção da educação de
qualidade, do bem-estar e da segurança para todos, em qualquer parte do mundo,
bem como o fim da epidemia de AIDS como problema de saúde pública.
Acesse o
site da campanha e conheça outras iniciativas para a promoção dos direitos das
meninas: http://www.globalgoals.org/dayofthegirl.
domingo, 8 de outubro de 2017
Agências da
ONU defendem liberdade dos professores e criticam precarização da profissão. Publicado
em 05/10/2017
A UNESCO
marca o Dia Mundial dos Professores, lembrado neste, 5 de outubro de 2017, com
um apelo por mais autonomia para os profissionais da educação. Em mensagem para
a data, a agência da ONU defendeu salários mais justos para educadores e
criticou a precarização da carreira, sobretudo nas universidades. Organismo
reiterou apoio à liberdade intelectual e pedagógica de docentes em todos os
níveis de ensino. Declaração é apoiada também pelo PNUD, UNICEF e OIT.
A UNESCO
marca o Dia
Mundial dos Professores, lembrado neste, 5 de outubro de 2017, com um apelo por
mais autonomia para os profissionais da educação. Em mensagem para a data, a Agência
da ONU defendeu salários mais justos para educadores e criticou a precarização
da carreira, sobretudo nas universidades. Organismo reiterou apoio à liberdade
intelectual e pedagógica de docentes em todos os níveis de ensino.
“Ser um
professor Capacitado significa ter acesso a uma formação de alta qualidade,
salários justos e oportunidades contínuas para o Desenvolvimento Profissional.
Também significa ter liberdade para apoiar o desenvolvimento dos currículos
nacionais – e autonomia profissional para escolher as abordagens e os métodos
mais apropriados e que possibilitem uma educação mais efetiva, inclusiva e
igualitária”, afirmou a UNESCO.
Em 2017, a
data mundial está sendo observada com o tema “Liberdade para ensinar, empoderar
os professores”. O pronunciamento da UNESCO é assinado também por outras três
instituições das Nações Unidas — o Programa da ONU para o Desenvolvimento
(PNUD), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização
Internacional do Trabalho (OIT).
Os
organismos alertam para um cenário generalizado de obstáculos à autonomia
acadêmica do Professor.
“Em todos os níveis educacionais, as pressões políticas
e os interesses comerciais podem limitar a capacidade dos professores de
ensinar com liberdade”, apontam a UNESCO.
“Os níveis
primário e secundário de alguns países, sistemas rigorosos de responsabilização
colocam uma enorme pressão para que as escolas entreguem resultados em testes
padronizados, ignorando a imprescindibilidade de se garantir um currículo de
base ampla que satisfaça as diferentes necessidades dos estudantes.” Já no
ensino Superior, é a flexibilização da Carreira que cria Quadros de
instabilidade — prejudicando a qualidade do Ensino.
“Na Educação
Superior, com frequência, os Professores são empregados com contratos
temporários de forma contingencial. Isso, por sua vez, pode resultar em mais
insegurança e carga de trabalho, assim como menores salários e perspectivas
profissionais – fatores que podem restringir a liberdade acadêmica e
enfraquecer a qualidade da educação que os professores podem oferecer”, avaliam
os organismos da ONU. De acordo com a UNESCO e seus parceiros, embora a
autonomia seja primordial em todos os níveis de ensino, nas universidades a
liberdade intelectual é especialmente essencial para as atividades de pesquisa
e inovação.
Comemorado
anualmente no dia 5 de outubro desde 1994, o Dia Mundial dos Professores
celebra a assinatura da Recomendação da OIT/UNESCO de 1966, relativa ao
Estatuto dos Professores. A diretiva constitui o principal marco legal de
referência para abordar os direitos e as responsabilidades dos professores em
escala global. Mais de duas Décadas após a adoção do Documento, a UNESCO
aprovou uma nova normativa — a Recomendação de 1997 sobre o Estatuto do Pessoal
do Ensino Superior — com o intuito de complementar as Resoluções até então
existentes. Segundo a Agência da ONU, a medida foi necessária porque Docentes
universitários frequentemente são negligenciados em debates relativos ao Estatuto
de sua Profissão.
Entre os
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os ODS, o de nº 4 prevê
a promoção da educação de
qualidade para todos. Uma das metas específicas é aumentar substancialmente
o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação
internacional. Fonte: UNESCO/ Edição de Blog/ COMPAZTR/Folha Cultural
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