O Hábito da Leitura nos torna mais feliz. *WRA/2024.
Nos ajuda a enfrentar nossa Existência. Havemos de constatarmos que Leitores – as vive mais contentes e satisfeitos que os sem o hábito de Leitura e; portanto, o que aguada para embarcar no Universo dos Livros, em geral; mais otimistas. E, a Poesia – sempre haverá quem dela precise/ Mentes e Corações… *WRA.
Ciência e Artes… Instrumento facilitador da Cultura de PAZ – o Mundo Contemporâneo pensa que tudo pode ser resolvido pela Ciência. Entretanto, poucos percebem; existem diversas coisas importantes que a Ciência não consegue resolver. Podemos verificar a Arte – na pintura e pelas mais diversas Expressões Artísticas, na Literatura, na Música, no Cinema, nas Artes Cênicas e circenses; possuem algum teor científico, diante da constatação de nossa Gente Criativa; mas não é preciso dizer que estão quase totalmente fundamentadas no Conjunto da genialidade, inteligência, consciência e esforço deste Ser Humano. O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber, o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa.
*WRA| *Wilson Rodrigues de Andrade - Jornalista - Fotografo (Pesquisador das Ciências Sociais, Jornalista, Produtor Editoria /
Produtor Cultural/ Escrito - Poeta)
O Autor Literário, o Poeta – torna-se possuído pela Ciência – e, proporciona ao Cientista uma Visão refletida de seu Trabalho/Obra. E, nessa Imagem, o Cientista, o Literário, o Artista pode ver transportada suas Ideias, seus Ideários! (Reflexões de Estudos/Por *Wilson Rodrigues de Andrade (Pesquisador das
Ciências Sociais/Jornalista e Fotografo, Produtor Editoria /Produtor Cultural/ Escrito - Poeta.
Dezembro de 2021)
**Coletânea ‘Páginas Perenes’ (21 + 2 Títulos/ Edições) (Desde: 1983 a 2024)
Doc./ |# Poemas | # Pág. | Títulos/Capas | P.R/ EDABN
Liv. Vol. 1 54 Pelas Alamedas 2018RJ-9594
Liv. Vol. 2 60 Rumo Perene 2019RJ-991
Liv. Vol. 3 54 Lastros Perenes __ 2019RJ-3359
Liv. Vol. 4 73 Recantos Solene _________
Liv. Vol. 5 77 Vale Afora _____________
Liv. Vol. 6 70 Manto Ideal ___________
Liv. Vol. 7 62 Laços Perenes _________
Liv. Vol. 8 59 Cadência de Paz _________
Liv. Vol. 9 62 Via Triunfal _ ___________
Liv. Vol.10 59 Altar Eternal _ __________
Liv. Vol. 11 63 Legado da Via _________
Liv. Vol. 12 67 Vias de Primavera _________
Liv. Vol. 13 67________________ Entre Artes ____________
Liv. Vol. 14 ___ _68_________________ Saga Eternal ____________
Liv. Vol. 15____ 64 __________________ Vitrine Perenal __________
Liv. Vol. 16_____ 71_________________ Espaço Eternal ____________
Liv. Vol. 17_____ 67_________________ Sintonia Eterna __________
Liv. Vol. 18_____ 70 _________________ Nosso Pilar _ ___________
Liv. Vol. 19 ____ 72_________________ Via de Amores __________
Liv. Vol. 20 ____ 74_________________ Limite da Via _____________
Liv. Vol.21 60 Vias de Personagens ________
Liv. Max 1_____ 57_______________ Crônicas __ 807. 447 L. 1.569 F. 477
Liv. Max 2 _____80_________________ _Crônicas ________________
# de Poemas: _1.347_____/ Data/ Termino: Agosto de 2024_
Eu, *Wilson Rodrigues de Andrade (Autor) - em apresentação para Certidão de Registro ao
Escritório de Direitos Autorais/EDABN-RJ - de respectiva **Coletânea…
Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil. As.________________________
Data: ___/____/20__| *Wilson Rodrigues de Andrade
“A Tradição - não é a adoração das cinzas, mas a preservação do fogo” /Gustav Mahler.
É abrir Portas da Boa-Vontade e a afetividade para o Desenvolvimento pleno de Indivíduos e para a Coletividade; pertence, assim, a cada um de Nós – viver o fortalecimento de nossa Espiritualidade, e proporcionar a constante geração de novos Conhecimentos. Fomentar e Contribuir para o crescimento territorial e global das Artes, e tornar Instrumento facilitador da Cultura de Paz entre os Povos / Adaptação de Texto: *Wilson Rodrigues de Andrade/ Jornalista – Escritor-Poeta –Produtor Cultura.
Para autores *Parnasianos
A Missão Social faz parte de seus poemas - gênero de Literatas de Coletividade.
*Parnaso- Monte da Grécia: Maciço montanhoso da Grécia, ao N do Golfo de Corinto e ao NE de Delfos; morada de Apolo e, - consagrado a Apolo, das Musas, das Ninfas… A Poesia. Aos Poetas. Coletânea de Poemas.
Nós, os Parnasianos, Poetas e do Parnaso. Simbolicamente o 'Monte dos Poetas'. Os Poetas em geral e a Poesia. A Coletânea de Poemas. No Brasil (de 1919 −1920), Movimento Literário, com marca inicial de Joaquim Maria Machado de Assis…
A Arte-Poética - onde se encontra codificada à Estética da Arcádia. Pela estrutura aristotélica, pela organização, e implicações metafísicas e psicológicas e aos socialistas. A Soma das partes: Visão de mundo do Poeta - Ao estar atento na Leitura de cada aspecto do Poema, é útil fazer associações; entre Palavras que ocupem a mesma posição em diferentes Versos. Palavras que rimam (rimas ricas…), ou tem sons semelhantes. Palavras com a mesma função sintética ou mesma categoria gramatical. Quanto maior o número de relações, mais ampla a interpretação do Texto (Poema), o que acabará a revelar ao prezado Leitor - a Visão de mundo do Autor. Portanto, é a sua vez!
Poema - o que pode ser cantado em Versos. O que tem ação, vibrantes epopeias. O aspecto rítmico do Poeta - Enquanto lemos o Poema, além do sentido das Palavras, pode se ouvir também uma espécie de forma, como o Poema é composto. O Poeta dedica especial atenção ao lado sonoro de sua Composição. O prezado Leitor perceberá este processo ao Ler - em voz alta.
Para nossa reflexão Literária/ Organização de Texto de:
*Wilson Rodrigues de Andrade (Escritor-Poeta /Jornalista / Produtor Cultural e das
Ciências Sociais e Humanas)