sábado, 20 de janeiro de 2018

ONU recebe inscrições para curso gratuito no Chile sobre economias latino-americanas /Publicado em 17/01/2018 /CEPAL -COMPAZ/FC.


        Estão abertas até 16 de Abril as inscrições para a Escola de Verão sobre Economias Latino-americanas 2018, programa de formação oferecido pela Comissão Econômica da ONU para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

           Curso gratuito é voltado para jovens pesquisadores, graduado ou pós-graduado. Aulas acontecem entre 18 de julho e 28 de setembro, na sede do organismo regional, em Santiago, no Chile. Participantes devem arcar com custos de deslocamento e estadia.

Criado em 2000, o projeto já recebeu mais de 500 estudantes de 35 países. As aulas, conduzidas em espanhol e inglês, são ministradas por pesquisadores da CEPAL e por professores de prestígio da região e de outras partes do mundo.
A formação oferece um espaço plural de pensamento, promovendo a discussão e a reflexão sobre problemas latino-americanos, com base nas contribuições especializadas de diferentes departamentos da agência da ONU e nos últimos avanços da pesquisa acadêmica.

Em 2018, o curso chega à sua 19ª edição e terá a colaboração do Institute for New Economic Thinking. Inscrições devem ser feitas em meio online, no site da CEPAL. A lista de pessoas selecionadas será publicada também na página, no dia 25 de abril.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

...O Mundo sem fronteiras... O Novo ideal de Vida...


         ...Este em que a Identidade não se define pelo lugar onde nasce. O que molda quem somos não é mais o lugar onde nascemos... É, portanto, um conjunto de ritmos e ritos e relacionamentos construídos pelas experiências e com vivencias  que pode nos levar a sentirmos em ‘casa’; quando encontramos  esses ritmos semelhantes aos nossos, quando encontramos pessoas, fatos, atitudes, e experiências -  com quem nos relacionamos e compartilhamos nossas vivencias, também. Sempre estamos a nos mover e a nos conectar, não e tão somente com Países e Localidades, mas com ritmos e ritos, e pessoas – Somos de onde nos relacionamos e nos partilhamos. Colaboradores no local em que possamos mostrar nossos Valores; interagir. Servir e ser acolhido. – desse modo, a fronteira estará escancarada para as concedidas oportunidades de relacionar-se no Novo Ideal de Vida... (De: Wilson Rodrigues de Andrade – Jornalista Pacifista - Cultural e Produtor Editorial  C/N-PED do COMPAZ  - Jornal/Revista Folha Cultural/Texto de Set./2017.)

Você sabe o que é violência patrimonial?
Essa é uma violência comum, que acontece muitas vezes de forma invisível. Quando o parceiro controla o seu dinheiro, não te deixa trabalhar ou destrói seus cartões, roupas e documentos, trata-se de violência patrimonial.

A mulher que está sob este tipo de controle tem a sua autoestima abalada, se sente aprisionada e perde a sua capacidade de sonhar. Se você conhece alguém que pode estar nesta situação sem saber que é uma vítima de violência, mostre seu apoio! #JuntasTransformamos ONU Mulheres Brasil Instituto Avon

domingo, 14 de janeiro de 2018

CEPAL reafirma seu compromisso de trabalhar por   um desenvolvimento igualitário 

                                                    /Publicado em 10/01/2018 / Via UNIC/Rio  - COMPAZ/FC.




     A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) celebrou nesta quarta-feira (10) seu 70º aniversário com um seminário de alto nível em sua sede de Santiago do Chile no qual reafirmou seu compromisso em trabalhar por um desenvolvimento com igualdade, sustentabilidade ambiental, dignidade e bem-estar para todos os habitantes da região.
“Chegou a hora de crescer para igualar e igualar para crescer. Devemos romper com a cultura dos privilégios, que se manifesta na evasão e elisão fiscal, assim como nos fluxos ilícitos de capitais. A igualdade fortalece a democracia e ajuda a provisão de bens públicos”, disse a máxima autoridade da instituição, Alícia Bárcena.
           O evento, que iniciou as atividades de comemoração dos 70 anos da Comissão, que serão completados em 2018, reuniu quatro ex-secretários-executivos do organismo com a atual secretária-executiva, Alicia Bárcena, que refletiram em uma mesa redonda sobre a história e as contribuições da instituição para o pensamento latino-americano e caribenho. Como convidada especial, a presidente chilena, Michelle Bachelet, também participou do encontro.
“Este novo aniversário nos oferece a oportunidade de revitalizar nossa missão e reafirmar nosso compromisso com os valores que sustentam nosso trabalho cotidiano. Oferece-nos a preservar e promover a dignidade e o bem-estar dos habitantes desta vasta e diversa região, e defender uma maior igualdade de direitos e oportunidades para todas e todos”, disse Bárcena durante a reunião.
“Chegou a hora de crescer para igualar e igualar para crescer. Devemos romper com a cultura dos privilégios, que se manifesta na evasão e elisão fiscal, assim como nos fluxos ilícitos de capitais. A igualdade fortalece a democracia e ajuda a provisão de bens públicos”, disse a máxima autoridade da instituição.
Por sua vez, a Presidente chilena reconheceu as contribuições da CEPAL, que marcaram a história do pensamento econômico e social da Região por todos estes anos. “Suas ideias foram reconhecidas e estudadas nos centros acadêmicos mais destacados do mundo e seus trabalhos deram uma contribuição enorme para a gestão das políticas públicas”, disse.
“A história nos demonstrou a importância, a vigência e a transcendência do pensamento da CEPAL e de como a integração das economias deve ser feita cuidando não apenas da quantidade de sua inserção, como também de sua qualidade”, disse a presidente chilena.

Bárcena enfatizou também que, diante dos desafios apresentados pelo mundo atual, é necessário mudar a interação entre Estado, mercado e sociedade, com um “grande impulso ambiental para modificar o estilo de Desenvolvimento”, tal como proposto pela Comissão regional das Nações Unidas em seus últimos trabalhos.

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...