sábado, 24 de outubro de 2015
Via UNIC-Rio/COMPAZ-FC.
Evento global do Dia da ONU iluminará de azul os principais Monumentos do Mundo
- Publicado em 23/10/2015
- Atualizado em 23/10/2015
Mais de 300 marcos históricos em 75 países em todos os continentes serão iluminados de azul para homenagear o 70º aniversário da Organização, na sexta-feira (23) e sábado (24). No Brasil, participam diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Brasília.
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Foto: Ana Elisa Santana/Agência Brasil
Nos dias 23 e 24 de Outubro de 2015, mais de 300 monumentos, edifícios, museus, pontes e outros marcos emblemáticos em mais de 75 países por todo o mundo serão iluminados de azul – a cor oficial das Nações Unidas –, como parte de uma campanha global para comemorar o Dia da ONU e o 70º aniversário da Organização.
Marcos globais famosos – indo da Casa da Ópera de Sydney (Austrália) até as Pirâmides de Gizé, no Egito; da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, até o Empire State Building, em Nova York – serão iluminados com a cor da ONU. Outros locais participantes incluem o Museu Hermitage (Rússia), a histórica cidade de Petra (Jordânia), a Torre de Pisa (Itália), o Castelo de Edimburgo e o Palácio de Westminster (Reino Unido), a Torre de Torre (Japão) e o Palácio de Alhambra (Espanha), entre muitos outros.
No Brasil, 33 lugares em 8 cidades estão confirmados até o momento: o Cristo Redentor, o Maracanã e o Palácio Guanabara (Rio de Janeiro); o Palácio Itamaraty, a Catedral de Brasília e o Templo da Boa Vontade (Distrito Federal); o Elevador Lacerda, o Farol da Barra e o Estádio da Fonte Nova (Salvador, Bahia).
Na cidade de São Paulo, serão iluminados: o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade, a Ponte das Bandeiras, a Estátua do Borba Gato, o Monumento às Bandeiras, o Palácio dos Bandeirantes, as secretarias de Agricultura, de Desenvolvimento Social, de Educação, de Justiça, do Meio Ambiente e de Cultura; o Memorial da América Latina, o Memorial da Resistência, o Museu Afro Brasil, o Museu da Diversidade Sexual, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu de Arte Sacra, o Museu do Futebol e a sede do Fundo Social de Solidariedade, no Parque da Água Branca (na cidade de São Paulo). No Estado de São Paulo também serão iluminados o Museu Casa de Portinari (em Brodowski), o Museu do Café (Santos), o Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão) e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã).
O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, é parceiro da ação. Outros são a Arquidiocese do Rio de Janeiro, os governos do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Maracanã, a Legião da Boa Vontade (LBV) e as prefeituras de Salvador e de São Paulo.
O Cristo Redentor será iluminado no sábado, dia 24, entre 18h e 19h. Um dia antes, no dia 23 (sexta-feira), o Maracanã será iluminado durante o período da noite. A iluminação dos demais locais será realizada no 24 de outubro no período da noite.
Até a data, outros locais – inclusive no Brasil – podem ser confirmados. A lista completa de locais confirmados (até o dia 21 de outubro, em atualização permanente) está disponível em http://bit.ly/1LMpfOZ; Fotos dos locais confirmados estão disponíveis em http://bit.ly/1VU9Uxa
“Sou grato pelos nossos Estados-membros estarem mostrando tão forte entusiasmo para marcar os 70 anos de apoio da ONU à Paz, ao Desenvolvimento e aos Direitos Humanos”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. “Ao transformar o mundo em azul da ONU por um dia, podemos iluminar o caminho para um futuro melhor.”
A celebração global terá início na Nova Zelândia e, em seguida, na Austrália, com a iluminação da Casa da Ópera de Sydney, ao anoitecer. De lá, uma onda com o azul da ONU vai passar em todos os países e continentes, com monumentos em todo o mundo participando do evento internacional.
A Sede das Nações Unidas em Nova York ficará acesa com o azul da Organização por duas noites, a partir de 23 de outubro, quando o concerto anual do Dia da ONU será realizado, e se estenderá até o dia 24 de outubro.
Para o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, o monumento mais conhecido do Brasil participar da campanha ajuda a conscientizar sobre a importância dos valores fundamentais pelos quais a Organização luta:. “Paz e direitos humanos são metas pelas quais a ONU trabalha e que, não podemos negar, são fundamentalmente cristãs em suas essências. Por isso o Cristo Redentor faz parte dessa campanha mundial e, com muita alegria, abraça esses bons propósitos que visam o bem social”, afirmou o sacerdote.
O presidente do Maracanã, Sinval Andrade, também destacou os valores das Nações Unidas. ”É uma honra celebrar os 70 anos de uma Organização com propósitos humanitários. Além da cor azul, o Maracanã tem em comum com a ONU, principalmente, a luta pela paz. Acreditamos que a prática da tolerância começa no dia a dia. Por isso, o Maracanã incentiva, cada vez mais, a convivência pacífica entre as torcidas nas arquibancadas, o que é uma realidade no templo do futebol.”
Este evento global será coberto extensivamente nas redes sociais a partir da hashtag #UNBlue, além da hashtag de comemoração dos 70 anos da ONU – #UN70 e #ONU70 – e será compartilhado com milhões de seguidores da ONU no Facebook, Instagram, Twitter, Flickr e outras redes.
Fotos e vídeos dos marcos iluminados com o azul da ONU em todo o mundo estarão disponíveis para os meios de comunicação por meio de duas plataformas audiovisuais da ONU: Flickr (http://j.mp/UNBluePhotos) e UNIFEED (www.unmultimedia.org/tv/unifeed). No Brasil, o Facebook e o Twitter da ONU no país (www.facebook.com/ONUBrasil e www.twitter.com/ONUBrasil) cobrirão o evento.
Mais informações sobre a campanha “Iluminando o mundo com o azul da ONU” – em inglês, Turn the World UN Blue – e outras atividades globais e celebrações dos 70 anos da ONU podem ser encontradas em www.un.org/un70
Informações à imprensa e pedidos de entrevista no Brasil:
Gustavo Barreto, assessor do Centro de Informação da ONU (UNIC Rio): barretog@un.org, tel. (21) 2253-2211 e 98185-0582.
Informações à imprensa em Nova York:
terça-feira, 20 de outubro de 2015
Via UNIC-Rio/CEPAL - COMPAZ-FC.
Especialistas da América Latina e da Europa discutiram tendências desse tipo de energia na região. Recursos alternativos para geração de energia é um dos Objetivos Globais da ONU.
Cerca de 30 estudiosos da América Latina, Europa e organizações internacionais se reuniram em Santiago, Chile, nos dias 8 e 9 de outubro. Os especialistas analisaram as tendências do mercado de energias renováveis na América Latina e Caribe, suas políticas, investimentos e experiências bem sucedidas em evento organizado pela Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL) e Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA).
“Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados, pela primeira vez na história da ONU se inclui o objetivo específico relacionado à energia. Isso é para nós da CEPAL e para todo o sistema das Nações Unidas um assunto fundamental”, afirmou o chefe da unidade de recursos naturais e energia da divisão de recursos naturais e infraestrutura da CEPAL, Manlio Coviello.
Assinar:
Postagens (Atom)
Celebre conosco o #DiaInternacionaldosMuseus passeando pelas principais obras e ações que estamos realizando para devolver o #MuseuNacion...

-
Missa pelo Jubileu/*WRA. Celebração pela missão e gratidão. Capela de Alberto Torres/ Distrito de Areal - Estado do Rio de Janei...
-
Cidadania e Cidadão/ *WRA. O que é ser Cidadão? O que é Cidadania? Cidadão é qualquer pessoa que tem seu registro de nascimento. Cida...
-
Celebre conosco o #DiaInternacionaldosMuseus passeando pelas principais obras e ações que estamos realizando para devolver o #MuseuNacion...