sexta-feira, 31 de maio de 2024

 Nossa Missão com determinação de sempre… Arte é pela Vida e pela PAZ!

 - O Ativismo - Cultural, também é, naturalmente, uma profissão; pois afinal - é pelo seu meio - o exercer na governança e, no ordenamento de vidas e seus Espaços de fala e de serviço público (para o público e com o público…), nas Vidas em Coletividade. Nenhum Ser humano deve assumir sua humanidade fora de uma estrutura social dignificante; deve existir com alguma forma de organização ou de processo político descente e necessário para todos. Diante do que exponho podemos avaliar que através do ativismo - forma -se em tarefas e criador de condições de desenvolver Seres, aperfeiçoar estruturas efetivar missões e resultados com a participação de todos e pelos meios diversos de vivências pacifica e ordeiras; ou por iniciativa própria, ou por representação Participativa - o Patrimônio adquirido, conquistado, edificado por Estados e seus Entes constituídos. Postura de representante (o exercer mandato…) deve-se passar preferencialmente pela vontade e interesse dos que são os representados - a Coletividade. Portanto, o Produtor e o Promotor desta **Região/Alvo - é ter um Ideal claro que se deve fazer, e, a partir da vivência participativa constituída se promove o estabelecer o melhor possível na caminhada ao Bem-Estar desta Coletividade/Alvo. - a qual se dispõe a representar - o Patrimônio deste mesmo ** Território. A Arte é transcendente/ Ato existencial (está no meio - está dentro de Nós…), portanto, está em passa para nosso Interior… Propaga/ Impregna… A Arte é Processo de Pesquisa, Estudo informacional e de Difusão da Cultura em nossa *Região/Alvo… *WRA/ fev./21.

CULTURA - não é tão somente a erudição da 'elites' - é, certamente, a Vida de um Povo; suas Localidades, suas Comunidades, suas Tradições; seus Valores Culturais - suas Histórias, seus Costumes e Conteúdos; suas Memórias, Sua Humanidade e o Processo Civilizatório. A partir das Vivências e Estudos - o atravessar experiências e pesquisas da função cultural indígena-afro-latina, e dos migrantes europeus e asiáticos - os que aqui chegaram - e, a mistura de costumes e vivências culturais, a partir do Conhecimento e de Identidade para melhor interesses de Indivíduos e Cultura. O fortalecer a Cidadania deste Povo e suas Localidades.



Os fazedores e facilitadores culturais - motivadores da Coletividade criativa. Elo envolvente. Portanto, o formador do Processo Cultural; o criador de condições vivas de todos os tempos,  suas conquistas transformadas em Patrimônio para o usufruir de todos! O Carisma - qualidade especial de muitos. 'Dom por Graças' de atitude por Obras - das Artes e Cultura. O reconhecimento pela existência de Artistas, os que se dedicam, produz, reproduz e promove individualmente - a redefinição da Obra de Arte; propondo desse modo, uma abordagem dos aspectos coletivos - envolver o trabalho artístico -, sem o descuidar de análise da Obra em si, deste modo:

- É por 'Anseio Coletivo' que se faz a História; passa a condição Humana em construção - e assim caminhar no Processo Civilizatório - com seus conflitos e imperfeições cotidianas em busca de melhoramento permanente.

- A Cultura é produção Humana - e, não pode ser hierarquizada; pois não é possível justificar  qual seria o Padrão Cultural, ser consequentemente tomado como critério de diferenciação. Há, sim, diversas faces da Cultura e a prática regencial… nos leva, também, a melhoras constantes.

- A Democracia - é Desenvolvimento e Paz - que os Direitos Humanos seja o centro de nossas preocupações para o pleno alcance deste Desenvolvimento.

 Pesquisa e organização de Texto de:

 Wilson Rodrigues de Andrade. (C/DEDAC - *Jornal/Revista Folha Cultural//-*FC.) Maio de 2024.



  Celebre conosco o #DiaInternacionaldosMuseus passeando pelas principais obras e ações que estamos realizando para devolver o #MuseuNacion...