Palavras e Atitudes.
Os bons dicionários definem Comunicação como ato ou efeito de transmitir e receber mensagens, que envolve duas ou mais pessoas. É o Processo de interagir conceitos, gestos, ideias ou conhecimentos, ao falarmos, escrevendo ou através do simbolismo dos sinais e expressões.
Enquanto a conversação entre dois indivíduos tem um caráter mais restrito de Comunicação, as atitudes que acompanham os diálogos está embutido poder de Comunicação mais amplo, eloquente e determinante.
O mecanismo que envolve a Comunicação divide-se em três propriedades básicas dos seres Humanos e se torna possível porque usamos nossa 'percepção' ou 'sensibilidade' para capitar as informações; a partir dai 'avaliamos' para acontecer o interpretar e compreender a mensagem; e, finalmente, 'expressarmo-nos' com palavras e atitudes, baseadas nas reações emocionais provocadas pelo modo do quanto integramos a respectiva mensagem.
As circunstâncias existenciais de nossa Vida em relacionamentos leva-nos ao resultado em termos de atitude em nosso interior. Cabe-nos estar atento aos conteúdos de Informação que recebemos, não somente pelas mensagens diretas, mas também por aquelas que absorvemos entre conteúdos simbólicos, inconscientes subentendidos, na denominada Comunicação 'além da Comunicação' convencional.
Nossas Palavras são filamentos sonoros revestidos de nossos sentimentos, nossas atitudes podem demonstrar resultados de expressões assimiladas e determinadas no processo de nosso comportamento mental.
(Produção Editorial e organização de texto de: Wilson Rodrigues de Andrade/Folha Cultural-C/FC - Fev. 24.)