domingo, 24 de setembro de 2017
Mais de metade das crianças e jovens no Mundo ‘não está aprendendo’, diz relatório da UNESCO. Publicado em 22/09/2017
Cerca de 617
milhões de crianças e adolescentes em todo o Mundo não estão alcançando níveis
mínimos de proficiência em leitura e matemática.
Segundo novo
relatório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura
(UNESCO), a situação sinaliza “uma crise de aprendizado” que pode ameaçar os
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, consequentemente, o progresso
mundial.
“Os números
são surpreendentes em termos de desperdício de potencial humano e para as
perspectivas de alcançar o desenvolvimento sustentável”, disse Silvia Montoya,
diretora do Instituto de Estatística da UNESCO, em um comunicado à imprensa.
O Relatório
sugere que cerca de 387 milhões de crianças em idade escolar primária (56%) e
230 milhões de adolescentes em idade equivalente ao ensino fundamental (61%)
não alcançarão níveis mínimos de proficiência em leitura e matemática.
Em toda a
África Subsaariana, 202 milhões de crianças e adolescentes, não têm
conhecimento desses assuntos fundamentais. São quase 90% de crianças entre as
idades de 6 e 14 anos que não terão a chance de aprender.
O Sul e o Centro da Ásia tem a segunda maior taxa, com 81%. Isso significa 241 milhões que
não estão aprendendo nessa Região. Surpreendentemente, dois terços das crianças
que não estão aprendendo se encontram nas salas de aula. Dos 387 milhões de
crianças em idade primária incapazes de ler com eficiência, 262 milhões estão
matriculadas nas escolas. Há também cerca de 137 milhões de adolescentes no
ensino fundamental que estão nas salas de aula, mas não conseguem atingir os
níveis mínimos de proficiência em leitura.
O Relatório
indica que, juntamente com a falta de acesso à escola e a falta de retenção de
crianças na Escola, a má qualidade da educação nas salas de aulas é um dos
problemas comuns. Para
Montoya, os novos dados são um “alerta” para um investimento muito maior na
qualidade da educação.
Os Objetivos
globais para a Educação são claros: o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4
sinaliza o compromisso dos governos de garantir uma “Educação de qualidade
inclusiva e igualitária, além de promover oportunidades de aprendizagem ao
longo da vida para todos”. Via UNIC-Rio/ COMPAZ-FC.
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