segunda-feira, 14 de setembro de 2020

 

Teatro Municipal do Rio terá vitral restaurado e palestra sobre a importância da conservação/Vitral 13 do Theatro Municipal foi danificado em maio de 2017 e será restaurado (12- Set.- 20). *Diário do Rio

Os 17 Vitrais que decoram as fachadas e iluminam escadas e foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, localizado na Cinelândia, na região central da capital fluminense, são de 1909, de autoria dos professores alemães Fernestein e Fuguel, fabricados pela Mayer & Co., de Munich, Alemanha. De chamativas dimensões, esse conjunto de vitrais faz parte da pele de uma arquitetura classicizante, um tanto eclética e de inspiração francesa. Os temas das alegorias são todos alusivos às artes: figuras femininas, meninos, querubins, instrumentos musicais e também cartelas com inscrição de deuses gregos de gêneros do Teatro e do Deus da música. São obras primas que decoram um dos principais teatros do país.


Na noite de 01 de maio de 2017, um conflito entre manifestantes e policiais na região onde está situado o Theatro acabou atingindo um dos principais vitrais, que foi quase todo danificado. Em 2020, o Municipal participou de uma concorrência internacional através de edital e foi contemplado com o Programa da Fundação Gerda Henkel (Funding Initiative Patrimonies), de promoção da preservação de patrimônio cultural, especificamente em regiões do mundo que estejam em crise. É uma entidade de apoio a projetos na área das humanidades históricas que patrocina projetos na Alemanha e em vários lugares do mundo. O Patrocínio, no valor de 30.000,00 euros (cerca de R$ 189 mil na conversão atual) é para salvaguardar o Vitral Nº 13 e para o desenvolvimento do projeto executivo de restauro. O Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro apoiou e referendou o projeto.

 


Para promover a formação de mão de obra especializada em intervenção de vitrais históricos, foi idealizado o projeto  “Vitral Nº 13 Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Proposta de restauração”. Trata-se da primeira etapa do Programa Patrimônio, Arte e Cooperação, desenvolvido pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 2018, e voltado para gestores, conservadores e restauradores do patrimônio cultural do Rio de Janeiro. O projeto é a primeira parte de um plano de trabalho que beneficiará a gestão e o saber fazer em vitrais históricos no Brasil a, objetivando catalogações, publicações, seminários, máster classes e a formação de profissionais e artesão, mão de obra em geral, capacitando profissionais para intervir em Vitrais com interesse Artístico e Histórico do nosso Patrimônio.

A duração dos trabalhos será de 4 meses, iniciando em Setembro de 2020, com os cuidados e adequações necessárias à nova realidade, devido à pandemia. Com o uso de ferramentas digitais para discussões e avaliações técnicas, o local será exclusivamente destinado aos restauradores, tendo um ciclo de palestras com especialista do Brasil e Alemanha. Com o formato de webinário, serão realizadas quatro palestras ministradas pelo professor alemão Sebastian Strobl (University of Applied Arts – FH Erfurt, Alemanha), de graça, mediante inscrição, nos dias 14/09, 13/10, 09/11 e 07/12 de 2020, às 10h30. Será realizada também uma palestra gratuita, com a restauradora e especialista em vitrais brasileira Mariana Wertheimer (ACOR-RS), ainda em data ser definida.

Raphael Fernandes // http://diariodorio.com

Raphael Fernandes é jornalista, baixista e apaixonado por futebol. Integrante do programa Acréscimos e repórter de rádio na imprensa esportiva carioca, faz também a cobertura da cidade no *Diário do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A promoção da Diversidade passa pelo reconhecimento de Direitos, a partir do convívio Cultural /Declaração Universal dos Direitos Humanos/...