Clima. Mais dois anos perdidos para a inação política, alerta Greta Thunberg. Por: RTP ( 19- Ag. -2020).
Dois anos passados desde a primeira greve às aulas, Greta Thunberg faz um balanço. Ataca a ignorância e a inconsciência e argumenta que o mundo voltou a perder tempo ao não tomar as medidas que se impõem para obviar a crise climática.
Num Artigo escrito para The Guardian, Greta e as colegas ativistas Luisa Neubauer, Anuna de Wever e Adélaïde Charlier argumentam que muito se passou durante estes dois anos, desde milhões de manifestantes a tomarem as ruas até ao facto de o Parlamento Europeu ter decretado Emergência Climática e Ambiental, em novembro de 2019.
Ainda assim, lembram que nestes dois anos foram emitidas mais de 80 gigatoneladas de CO2. “Vemos desastres naturais acontecer por todo o mundo. (…) Muitas vidas e formas de vida já se perderam e este é apenas o início”. (...)
Terminam o artigo com um alerta. “Ainda temos o futuro em nossas mãos. Mas o tempo está a fugir rapidamente por entre os nossos dedos. Ainda podemos evitar as piores consequências. Mas, para isso, temos que enfrentar a emergência climática e mudar os nossos métodos. E essa é a verdade incômoda da qual não podemos escapar”.
Greta Thunberg tem 17 anos e iniciou uma campanha ambiental na Suécia há dois anos, através de greves às aulas. Este artigo no The Guardian foi escrito com outras ativistas que se juntaram a ela: Luisa Neubauer, da Alemanha, e Anuna de Wever e Adélaïde Charlier, da Bélgica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário